Caminhar Faz Muito Bem à Saúde! Entenda o Porquê!

Já faz tempo que muitas pessoas incorporaram ao seu cotidiano a caminhada como forma de melhorar o condicionamento físico, melhorar a saúde no geral e prevenir doenças! Mas muitas delas não fazem a menor ideia do que estão fazendo, como estão fazendo e quais os reais benefícios da caminhada para o organismo humano.

Se você ficou curioso, não perca tempo, continue lendo todo o artigo e saiba de uma vez por todas porque caminhar faz muito bem à saúde esclarecendo suas dúvidas! Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje!

Dando um golpe na diabetes e em outras doenças perigosas!

Todos aqueles que foram diagnosticados como portadores da diabetes tipo 2 ou ainda como “pré-diabéticos” sabem qual foi uma das primeiras indicações do seu médico: ter a caminhada como hábito no seu dia a dia. E isso não é a toa, pois uma caminhada regular previne o aparecimento da diabetes (além de combatê-la quando já instalada), diminui consideravelmente a probabilidade nefasta do desenvolvimento de determinados tipos de câncer, como o da mama, e etc.

Um poderoso aliado para o coração!

Um dos maiores beneficiados com o hábito da caminhada é o sistema cardiovascular, pois a mesma inibe e combate a formação do mal colesterol (LDL) e favorece a produção do bom colesterol (HDL). Além disso, aprender nunca é tarde, andar regularmente faz com que o próprio organismo regule os níveis de pressão no sangue, tirando uma possível sobrecarga das veias e artérias e com isso trazendo mais qualidade de vida ao praticante.

Benefícios “alternativos” da caminhada

Já esta cientificamente comprovado que caminhar com regularidade pode proporcionar outros tipos de benefícios ao praticante tais como os psicológicos:

  • Caminhar, não na academia, mas ao redor de uma praça ou parque público, faz com que a pessoa relaxe sua mente e elimine tensões nervosas que acumuladas podem prejudicar vários órgãos do corpo humano.
  • Este hábito, geralmente quando praticado num mesmo local, promove o encontro casual com outras pessoas que estão com o mesmo objetivo de vida, outros praticantes, que além da companhia são excelentes para troca de informações sobre saúde e bem estar.
  • Maior contato com a natureza. Quando é possível, a pessoa deve procurar um local onde a natureza seja mais abundante e com facilidade para a caminhada. Uma ótima oportunidade ´´e a caminhada de Santiago que você ira gostar da paisagem exuberante e do desafio natural que lhe propõem. Isto trás não só tranqüilidade, mas também paz de espírito.
caminhada para saúde

caminhada para saúde

Caminhar previne e ajuda no processo de envelhecimento

Envelhecer com saúde é algo que todo mundo quer! Portanto, se você ainda não faz parte do grupo da melhor idade invista parte do seu dia na caminhada. Ela ajuda a prevenir várias doenças que podem te envelhecer precocemente, além de combater os radicais livres! Mas se você já faz parte desse grupo, considere com carinho as informações abaixo:

  • Caminhadas regulares previne que o cérebro do idoso atrofie, evitando assim problemas sérios que afetam essa área do corpo.
  • Evita a demência.
  • Fortalece as articulações e os músculos das pernas.
  • Ajuda a manter a memória sempre em dia!